quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ATIVIDADE 1.1- TIC - REFLEXÕES INICIAIS



A Sociedade do Conhecimento está em construção e nos obriga, por um lado à melhoria da qualidade da educação e cabe ao professor ser um pesquisador permanente,que busca novas formas de ensinar e apoiar alunos em seu processo de aprendizagem.

A formação do professor para aprimoramento de sua prática se torna essencial, ele deve mudar sua forma de pensar e agir na educação,pois existe uma grande tendência de repetição, em sala de aula,dos modelos que funcionam na aprendizagem,por isso a necessidade da formação do professor de forma permanente e para a vida toda; pois sempre surgirão novos recursos, novas estratégias de ensino e aprendizagem.

Atualmente se faz necessário a formação de professores para a integração das tecnologias digitais em sua prática na sala de aula. O professor muitas vezes se sente inseguro em utilizar as tecnologias digitais em sala de aula pois, se depara com alunos com mais habilidades em operar estes recursos e, por insegurança, passam a rejeitar o uso de tais tecnologias.

O professor necessita ampliar os olhares, estar aberto as novas tecnologias e mudanças que acontecem na educação. Deve refletir sobre seu papel e propor novos rumos, de forma a contribuir no desenvolvimento de cidadãos críticos, autônomos, que questionem e transformem a própria sociedade. Cabe ao professor perceber que é possível incorporar e aproveitar todas as inovações e recursos da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, tanto na sua prática em sala, quanto para a sua formação pessoal.

A escola está sendo desafiada a abraçar este mundo virtual, buscando conhecê-lo, interpretá-lo e vivenciá-lo em sala de aula. Nossos alunos têm acesso as TICs antes mesmo de adentrarem a escola, fazendo com que o professor, enquanto gestor de sala de aula, comprometido com o aprendizado dos educandos, busque novas formas de lidar com o conhecimento e a aprendizagem, já que o encantamento provocado pelas tecnologias é desproporcional ao provocado por uma aula tradicional.

Sabemos que a aprendizagem é contínua, tem suas diferentes fases, mas, durante nossa vida toda estamos sempre aprendendo, devemos sempre estar procurando inovações, nos proporcionar condições para adquirirmos conhecimento, pois as mudanças acontecem e precisamos estar preparados em conhecimento e psicologicamente para termos condições de enfrentar de cabeça erguida, as mudanças chegam, inovam nosso campo de trabalho , as tecnologias se instalam, precisamos ter domínio das mesmas para ter o domínio das mesmas para que os nossos alunos usem sem medo e que isto venha ajudá–lo na sua aprendizagem, sabemos que há vários mitos a respeito da tecnologia, mas aos poucos estamos conseguindo reverter este pensamento, pois todos sabem que já faz parte de nossa vida, com o passar do tempo sempre mais, a tecnologia nos proporciona uma ajuda muito grande, quando trabalhadas da forma correta junto com as disciplinas auxiliando a aprendizagem dos alunos.

                Mas, o que a escola tem feito de concreto para conectar-se e conectar o aluno no novo processo de aprendizagem exigido pela sociedade da tecnologia para a formação desse novo cidadão e profissional? As TICs já estão presentes nas escolas, já são utilizadas como ferramentas por muitos profissionais da educação. Por outro lado, muitos profissionais ainda tentam administrar o ambiente de sala de aula sem o uso das TICs, mas acaba perdendo o interesse dos alunos nas atividades propostas, o que desmotiva tanto alunos quanto professores, gerando até mesmo conflitos em sala de aula. Outros já as utilizam, mas desconhecem o sentido dado ao uso das novas tecnologias na educação, que é o de ferramenta no processo de busca do saber, de interpretação de conhecimento e construção do pensamento próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário